Programa Empresário Sombra por Um Dia inicia na Santa Casa de Uruguaiana

Pela primeira vez sendo colocado em atividade em Uruguaiana, o programa Empresário Sombra Por Um Dia, da Junior Achievement/RS, iniciou nesta quarta-feira, no Hospital da Santa Casa de Caridade.

Neste programa, estudantes têm a oportunidade de seguir os passos de um executivo na sua jornada de trabalho, desde a leitura dos jornais pela manhã, às reuniões de negócios, visitas a clientes e tarefas rotineiras. Empresario.jpg

O objetivo é fazer com que esses jovens tenham uma visão realista do mundo do trabalho e compreendam de que maneira os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados na carreira. “Essa vivência da rotina do mercado de trabalho também pode auxiliar os jovens a descobrirem qual profissão querem seguir”, esclarece Diego Cabirita Moreira, coordenador de Projetos da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana e responsável pelos projetos da Junior Achievement/RS.

A rotina do administrador do HSCC, Geovane Cravo,foi a dinâmica escolhida para a estréia da atividade no município. Durante todo o expediente, a estudante Geanne Marie Ramos Carvalho, de 16 anos, do Instituto de Educação Elisa Ferrari Valls acompanhou as atividades desenvolvidas pelo Administrador da Casa de Saúde. “Estou achando bem interessante e aprendendo muitas coisas”, disse a estudante. “E cumprindo na íntegra o objetivo do programa que é o de desenvolver a cultura empreendedora nos jovens”, finalizou.

Para Cravo, a idéia é bem vinda, pois tem a finalidade de mostrar aos jovens de que maneira os conceitos aprendidos em sala de aula podem ser colocados em prática na rotina do trabalho. “Além disso, busca despertar nos jovens o interesse pelo mundo dos negócios, apresentando a eles, ao mesmo tempo, as habilidades necessárias para um futuro profissional de sucesso”, ressaltou.

Na primeira dinâmica de trabalho do programa, em um encontro preparatório, os estudantes inscritos conhecem melhor o mundo dos negócios e tem contato com algumas habilidades consideradas essenciais para atuar no mercado de trabalho. “O estudante compreende de que forma a educação está relacionada com as oportunidades profissionais e a importância de planejar e de traçar metas para a construção de uma carreira profissional bem sucedida”, explica Diego Cabirita Moreira.

No segundo estágio, acontece a visita de campo, onde o estudante tem a oportunidade de vivenciar, na prática, a rotina de um executivo de negócios. Reuniões, negociações, acompanhamento de processos, análise e desenvolvimento de relatórios e visita a clientes e fornecedores são algumas das atividades que poderão ser observadas. “Esta etapa do Programa proporciona ao aluno a vivência de um dia na vida de um profissional e as responsabilidades envolvidas no desempenho de suas tarefas”, finaliza Moreira.

Após, os estudantes que estão desenvolvendo o programa avaliam em grupo, os conhecimentos assimilados ao longo da experiência.

Possibilitando então a troca de informações entre os jovens que vivenciaram diferentes jornadas de trabalho, no decorrer do programa. “É, também, o momento para refletir e avaliar o impacto da metodologia sobre os participantes”, define Moreira.

Um último momento é o da entrega de certificados de participação aos alunos inscritos. 

Go to top