Capacitação: Ética na Saúde no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana/RScapacitacao

No dia 13 de junho de 2013, aconteceu no auditório do hospital, a Capacitação Ética na Saúde realizada pelo Professor da PUC/RS Edison Goulart Rebes, para os colaboradores do Hospital e demais profissionais interessados na temática.

O hospital não é uma organização qualquer, pois lida com um elemento extremamente valioso: a vida de pessoas. Porém, sendo organização prestadora de serviços, integra um setor da atividade econômica e incorpora algumas características das empresas em sua estruturação. Assim, parece imprescindível reger o hospital por princípios éticos e que possam ser discutidos com seus colaboradores.

Bioética, ética clínica e ética profissional são campos conhecidos e explorados da ética aplicada que focam a pesquisa com seres humanos, a autonomia e o cuidado do paciente, a relação clínica e outras questões éticas. Entretanto, apesar desses desenvolvimentos, comparativamente, nós enquanto instituição hospital da Região da fronteira Oeste buscamos oferecer palestras para os nossos colaboradores com temáticas relacionados à ética organizacional na assistência à saúde.

Diante desta premissa, em nossa gestão buscamos impulsionar e catalisar a difusão do caráter e dos valores da instituição na sociedade, de forma que os valores éticos propagandeados pelo hospital realmente se materializem na forma de benefício e garantia dos direitos do paciente.

O hospital é uma entidade ética vivente e deve atuar como agente moral consciente, explícito, sensível, presente na sociedade com uma atitude de zelo pela saúde e bem-estar das pessoas, a fim de não se afastar de seus propósitos humanitários devido a tensões interiores ou pressões externas. A ação de cada profissional no hospital é inseparável da de seu colega, o que implica, logicamente, em responsabilidade ética compartida. A visão e missão do hospital são de declaração pública dos valores humanitários compartilhados por todos que trabalham na organização. Isto, por certo, favorecerá a confiança tão almejada pelos pacientes para se deixarem cuidar.

Aline Martinelli Piccinini

Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde – NUGETES