Atualização em Dependência Químicaatualizacao dependencia

No dia 25 de janeiro de 2013, aconteceu no auditório do hospital, a Capacitação de atualização em Dependência Química com o Dr. Ronei Araújo da Rocha, para os colaboradores do Hospital e demais profissionais interessados na temática, buscando aproximação e articulações dos profissionais que compõe a Rede de Serviços em Saúde Mental do município de Uruguaiana e Região.

Para a construção dos espaços democráticos e dos atores necessários à construção do SUS é fundamental o desenvolvimento de mecanismos que tenham como objetivo traduzir os princípios e diretrizes fundamentais para a implantação de um sistema de saúde universal que seja unânime a toda a população, transformando em práticas institucionais efetivas o direito à saúde.

Pelo fato de se tratar de uma estratégia recente no campo da saúde, percebe-se o cotidiano em processo de construção da rede. Contudo, a construção de uma rede de cuidados é fundamental para a consolidação da reforma psiquiátrica. Isso significa a articulação dos serviços de atenção à saúde mental com os da atenção primária, com outros setores de serviços públicos e, ainda, com quantos forem os recursos do território que possam, de alguma maneira, constituir-se em um conjunto vivo e concreto de referências capazes de acolher as pessoas com necessidade de cuidados em Saúde Mental.

Precisamos experimentar inovações, tecer novas redes de cuidado em saúde mental, colocar em questionamento nossos saberes e práticas, a fim de se fazer saúde de uma forma integral e efetiva.